29/04/19 às 17h25 - Atualizado em 29/04/19 às 18h01

Governo Ibaneis lança Maio Amarelo

A administradora Regional do Varjão, Nair Queiroz, prestigiou o lançamento da campanha do Governo do Distrito Federal, Maio Amarelo, na manhã de hoje (29), que contou com a presença do governador Ibaneis Rocha. O movimento internacional tem o objetivo de chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

“Não há nada pior do que destruir vidas de forma acidental. No Brasil, temos em torno de 56 mil mortes violentas por ano, e grande parte deste número vem de acidente de trânsito causados, em sua maioria, por irresponsabilidade dos condutores”, destacou Ibaneis na abertura do evento.

O governador Ibaneis Rocha ressaltou também que a expectativa da nova gestão é, em um ano, reduzir em pelo menos 40% os acidentes no DF, principalmente aqueles com vítima. “O trabalho punitivo do Detran é importante porque muitas vezes a população só entende através da sanção, mas é com o trabalho educativo e a melhoria da engenharia do trânsito é que vamos reduzir esses números ainda mais”, afirmou.

Vamos ter ações no Varjão também. Essas ações de conscientização não visam apenas punir ou multar mas informar a sociedade civil a importância de se dirigir com segurança, e como mostrar medidas simples que evitam acidentes graves com vítimas. Vamos estar envolvidos nessa campanha”, disse a administradora Nair Queiroz.

“Precisamos trazer o Detran para participar da vida da sociedade fazendo trabalhos de engenharia de trânsito, como sinalização, colocação de novas faixas de pedestre, sinais de trânsito temporizados, um trânsito inteligente”, disse o governador. Ibaneis defendeu ainda a terceirização de serviços como vistoria de veículos e emissão de documentos. “Queremos trazer os agentes, que são muito qualificados, para as outras áreas fins do Detran, como educação, engenharia e fiscalização.”

Ações Maio Amarelo

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal fará 69 blitzes e 49 atividades educativas em várias cidades do DF a partir de 1º de maio. A intensificação das ações de fiscalização e de educação faz parte da mobilização Maio Amarelo.

Segundo o diretor-geral do Detran-DF, Fabrício Moura, dados preliminares mostram que, de janeiro até a semana passada, houve redução de quase 23% no número de mortes no trânsito do DF em comparação com o mesmo período do ano passado. “Além disso, atingimos outro recorde: nos primeiros 15 dias da nova gestão não houve acidentes de trânsito com vítimas fatais. Foi o maior período sem acidentes fatais já registrado na história do DF”, disse.

*Com informações da Agência Brasília