24 de maio

GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
15/02/23 às 12h33 - Atualizado em 15/02/23 às 17h26

CONEXÃO ÁFRICA abre inscrições para Oficina de Dança

COMPARTILHAR

Inscrições vão de 13 de fevereiro a 07 de março de 2023

           O projeto “Conexão África” é constituído por ações socioeducativas de formação que se complementam em várias etapas, trazendo como principal diferencial atividades relacionadas à Dança: Oficinas de introdução de dança afro-contemporânea; Oficina de expressividade e performance em LIBRAS; Rodas de bate-papo e conversas informais sobre as temáticas da dança.

            Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal – FAC, tem o apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania/Praça dos Direitos do Itapoã; Centro Educacional São Francisco; Administração Regional e Gerência de Cultura do Varjão; Conselho de Cultura do Varjão e do Instituto Garatuja de Dança e Cidadania.

            O público-alvo abrange desde a coletividade surda e muda, jovens cidadãos a partir de  16  anos e as comunidades em geral das três RA´s interessadas nas práticas culturais a partir de aulas de dança, sem distinção de sexo, condição socioeconómica ou religião.

            A primeira etapa será a realização de Oficinas de Danças com representantes de Angola e do Brasil, Dilo Paulo e Lenna Siqueira da Cia Corpos Entre Mundos. Serão 48 horas de aulas que acontecerão entre 11 de março e 24 de março de 2023 nas três Regiões Administrativas do Distrito Federal. Os até 20 selecionados, de cada RA, receberão R$ 50,00 de ajuda de custo para transporte.

Para a segunda etapa serão selecionados 20 dentre os 60 participantes da primeira fase. Essa nova etapa culminará com a apresentação de espetáculo e será conduzida pelo Moçambicano Idio Chichava no período de 09 a 29 de abril de 2023. Os 20 selecionados para essa última etapa também receberão uma ajuda de custo, agora no valor de R$ 250,00.

 Este projeto contribuirá para o enriquecimento e valorização da identidade cultural das regiões beneficiadas a partir de trocas de conhecimentos com os jovens profissionais da dança; contribuirá portanto, para a capacitação e autonomia destes jovens.

AULAS DEMONSTRATIVAS DE  DANÇA

Para conhecer melhor o projeto, participe de um dos 3 aulões de dança de ritmos africanos (primeiro ciclo de oficinas) com 2 horas de duração cada, abertas para qualquer pessoa interessada em praticar a dança, sem distinção de idade, raça, sexo, das comunidades de Itapoã, São Sebastião e Varjão que serão ministradas  por Dillo e Lena, nos dias 4 e 5 de março de 2023.

INSCRIÇÃO

            As inscrições, para a primeira etapa, estarão abertas de 13 de fevereiro a 7 de março de 2023. Serão até 60 jovens das três Regiões Administrativas de Itapoã, São Sebastião e Varjão, (até 20 representatnes de cada RA) prioritariamente de grupos de vulnerabilidade econômica, étnica e/ou sexual, que serão selecionados para participar do projeto. Serão destinadas 50% das vagas para os jovens que se declararem negros.

            A oportunidade de levar experiências internacionais e principalmente da África para estas Regiões Administrativas do Distrito Federal abre uma série de perspectivas e possibilidades para os dançarinos, coreógrafos e demais agentes da dança locais.

Segundo Sergio Bacelar, realizador do Projeto Conexão África, “vamos oferecer aos jovens de três cidades do Distrito Federal – Itapoã, São Sebastião e  Varjão – a vanguarda da Arte Negra que é produzida através da Dança. Idio Chichava atua em várias partes do mundo, tendo sólido vínculo na Europa e Dilo Paulo, há 10 no Brasil, está à frente da Cia. Corpos Entre Mundos, no DF”.

Os interessados em participar do processo artístico-educativo mediado por artistas de origem africana no “Ciclo de oficinas” deverão preencher ficha de inscrição. Os selecionados serão definidos pelos mediadores segundo avaliação da ficha de inscrição e justificativa para participar do projeto Conexão África.

Acesse a ficha de inscrição  no link: https://forms.gle/wrdQ6g25FASAraZt5 

Coreógrafos e Dançarinos

Idio Chichava

Bailarino e coreógrafo moçambicano. Na sua prática desenvolve projetos de colaboração artística multidisciplinar e criativa que visam dar a todos a oportunidade e espaço para explorar o seu próprio universo, ao mesmo tempo que convivem uns com os outros. Como Diretor Artístico da Companhia de Dança Converge+, promove intercâmbios e formação gratuita em dança em diferentes comunidades rurais, bem como apresentações nos espaços públicos de Moçambique. Idio é também o assistente artístico da Semana da Dan de Kinani Moçambique e é um dos produtores do Roots Festival Música Tradicional.

Começou a dançar no ano de 2000, com prática tradicional. Participou de várias oficinas com renomados coreógrafos como Lia Rodrigues (Brasil), George Khumalo (África do Sul), Riina Saastamoin (Finlândia) Thomas Hauert (Suíça), Sandra Martinez (França) e Betina Hozhausen (Suíça).

Teve contato em Maputo em 2001 com a Dança Contemporânea, através da brasileira Lia Rodrigues. Em 2003, em sua primeira vinda ao Brasil participou de um laboratório de criação coreográfica. De lá para cá são várias as colaborações com o país. Atualmente reside entre Moçambique e a França. Na França interpreta e faz assistência coreográfica das peças da Companhia Francesa Kubilai Khan Investigations desde 2005 até os dias de hoje; tem ministrado aulas, oficinas de danças para todas as classes sociais.

Em Moçambique produz o Festival Raiz multidisciplinar de arte tradicional; faz parte da produção “Plataforma internacional” de dança contemporânea e é diretor artístico da Semana Internacional de Dança & Multidisciplinar. Atua como formador e Coreógrafo de várias obras e iniciativas de performance em espaços alternativos.

Dilo Paulo

Bailarino e Coreógrafo na Cia Corpus Entre Mundos. Pós-graduação em metodologia do ensino em artes, com licenciatura em dança pela Escola e Faculdade Angel Vianna. Idealizador do projeto Intercâmbio de Dança Angola e Brasil/IDAEB Workshop de Intercâmbio Cultural Angola e Brasil junto com Lenna Siqueira; fez parte do grupo de Bailarinos da Cia Deborah Colker de 2016 até 2019.  Prêmio de melhor grupo de hip hop da capital de Angola/Luanda em 2010 street dance Cuca; ministrou palestra na disciplina de Estágio em Técnica e Coreografia para integrantes do curso de bacharelado em dança na UFRJ – 2014; ministrou workshop de dança contemporânea para os cadeirantes da cia de dança Viviane Macedo.

 

Lenna Siqueira

Fundadora do Intercâmbio de Dança Angola e Brasil/IDAEB junto com Dilo Paulo, é  Professora e criadora do estilo de Dança Afrongangu com Dilo Paulo.  Iniciou seus estudos  na Escola Estadual de Danças Maria Olenewa (Theatro Municipal RJ), e mais tarde ingressou na Cia Brasileira de Ballet; em 2016 se formou na Faculdade Angel Vianna (Licenciatura em Dança) e  Pós-graduada em Metodologia de Ensino em Artes 2019 (Uninter). Em 2016 também trabalhou como bailarina profissional da abertura Olímpica e Paraolímpica. Destaques:  Bailarina e coreógrafa de Lucy Alves 2017; Bailarina da Titica no Rock in Rio 2017; Professora do RioH2k 2017 junto com Dilo Paulo; Bailarina/coreógrafa do Nina Vive, Fundição progresso 2019; Direção de movimento e coreografia do Corpus Entre Mundos, espetáculo MUHATU e MUXIMA. No Carnaval esteve nas comissões de frente como bailarina Imperatriz em 2016 e da Mocidade em 2013 e 2019.

 

O projeto conta com a parceria do FAC/DF.   Mais informações no site e nas redes sociais:

https://www.instagram.com/movimentoid/                 

https://www.facebook.com/mid.movimentoid/             

http://movimentoid.com.br/                    

https://www.youtube.com/channel/UCtbXW6udGTm1Tobt3qykXXQ                   

https://www.flickr.com/photos/movimentoid2020/                  

https://twitter.com/movimentoid             

 

Dúvidas podem ser enviadas para:

E-mail: conexao.africa2023@gmail.com

WhatsApp: (61) 996059640 – Nityama Macrimi

  

Conexão África  – Ciclo de Oficinas

Idio Chichava – Moçambique \\França\\Brasil

Dilo Leno – Angola

Lena Siqueira – Brasil

Diretor-geral:  Sérgio Bacelar

Coordenador de Comunicação: Max Lage (61) 98161-0200  ibc.508sul.comunicacao@gmail.com

 

 

 

 

 

Mapa do site Dúvidas frequentes