02 de dezembro

GDF - Administrações Regionais
22/10/21 às 16h26 - Atualizado em 22/10/21 às 16h26

Cartilha sobre “Como evitar e se livrar do Superendividamento

COMPARTILHAR

A Escola da Defensoria Pública, por via de Edital, executou seleção de defensores públicos em exercício na Defensoria Pública do Distrito Federal para a atividade de conteudista, promovendo de maneira ampla, especializada, meticulosamente elaborada, a difusão, na forma de cartilhas, de conteúdo importante e em linguagem clara para o público que acessa diariamente os serviços da Defensoria.

O Defensor Público Alexandre Gianni Dutra Ribeiro apresentou cartilha sobre como evitar e se livrar do superendividamento. Para saber mais sobre o endividamento clique aqui: Cartilha___Como_evitar_e_se_livrar_do_Superendividamento

Trata-se de material extremamente robusto e qualificado, construído por defensor que atua há anos de maneira direta na área em questão, utilizando dados e informações atualizadas e sensivelmente úteis.

O trabalho apresenta uma introdução importante sobre a gravidade do superendividamento no Brasil, os reflexos nos mais diversos campos da vida do brasileiro, sobretudo em sua saúde, as alterações legislativas que buscam minimizar os efeitos diversos do superendividamento. A cartilha, apresentada em linguagem simples e acessível, traz informações básicas sobre educação financeira fomentando uma busca por conhecimentos mais aprofundados e traduz a experiência do Núcleo de Defesa do Consumidor da DPDF ao longo de mais de 10 anos no enfrentamento da questão.

A pesquisa, criteriosamente elaborada, traz a princípio o conceito de superendividamento e como alguém se torna superendividado, apresentando também alternativas sobre como ter um planejamento mensal de gastos, instigando uma reflexão acerca da necessidade real de uma compra de produtos ou serviços e aconselhando a utilização da forma à vista para pagamento de tais compras, como evitar o parcelamento de despesas fixas e não contrair novas dívidas antes da quitação das anteriores, a calcular sempre os juros que serão pagos, não aceitar empréstimos apenas porque alguém ofereceu, muito menos ofertar seu crédito para empréstimo a terceiro que se compromete a pagar e não paga, bem como desconfiar de propagandas que apresentam condições de parcelamento impossíveis. São colacionados diversos cursos sobre educação financeira e seus respectivos links.

A cartilha apresenta um tópico específico para quem já está superendividado, trazendo um passo a passo sobre como resolver a questão e se reorganizar financeiramente, o que pode ser feito para os casos de atraso no financiamento de veículo e quais os direitos garantidos na legislação para as pessoas em situação de superendividamento.

Diante do exposto, a Defensoria Pública do Distrito Federal encaminha, para conhecimento, a cartilha sobre "Como evitar e se livrar do Superendividamento", via Sistema Eletrônico de Informações – SEI (documento sei n. 72362986 anexo), a todos os órgãos da Administração Pública Direta e Indireta, a fim de que conheçam o material que servirá para a produção de marketing de conteúdo e publicidade, bem como para diversas cooperações, programas e projetos existentes, sobretudo com a ampliação do acesso ao conteúdo por todas as pessoas que direta ou indiretamente carecem de tais esclarecimentos.

 

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros