O projeto Mãos Dadas que resgata detentos ao trabalho e ajuda a cuidar dos espaços públicos está nas ruas do Varjão. Nossa Diretoria de Obras, solicitou o projeto para apoiar as ações contínuas que a Administração Regional do Varjão realiza no dia-dia, como pintura de meios-fios, limpeza e conservação de praças e ruas da cidade.
Projeto MÃOS DADAS
O conceito é simples, mas eficiente e universal, ou seja, um ajudando o outro. Daí o símbolo do projeto Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), duas mãos se apertando, selando um pacto de colaboração mútua. O objetivo da ação é contribuir com a ressocialização de reeducandos que cumprem pena no Centro de Progressão Penitenciária (CPP).
Ao todo, 70 internos participam do projeto ajudando na manutenção das cidades com serviços essenciais como a limpeza e desentupimento de bocas de lobo e galerias, especialmente antes das chuvas. Só podem ingressar, no projeto, presos do regime semiaberto.
Ao ingressar no projeto Mãos Dadas, o voluntário que se encaixar nos requisitos diminui um dia de pena a cada três de trabalho.
A ação já passou por cidades como Candangolândia, Lago Norte e Ceilândia. Na semana passada foi a vez do Cruzeiro, e nesta semana o VARJÃO conseguiu a ajuda.
A iniciativa é elogiada pelas administrações regionais e pela comunidade, bastante atenta às melhorias vindas dessa colaboração.
É o Varjão se transformando na Pérola do DF!
Texto e fotos: Ascom do Varjão
*Informações da Agência Brasília
Administração Regional do Varjão
Qd. 2 Conj. A - Lts 13/14
Varjão - CEP: 71.555-043
Gabinete 99215-5864
BRASÍLIA - DF