19 de setembro

GDF - Administrações Regionais
10/05/19 às 11h22 - Atualizado em 10/05/19 às 11h30

Combate à dengue continua no Varjão

COMPARTILHAR

A operação para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya, continua intensa em todo DF. Com o apoio da Administração Regional do Varjão, o Corpo de Bombeiro fez visita ao Varjão na manhã de hoje (10), para uma inspeção detalhada.

As quadras visitadas foram de 04 a 10, e o trabalho é feito da seguinte forma: os bombeiros passam dando orientações aos moradores, colhem amostragem de alguns locais para verificar se tem foco ou se são encontradas larvas do mosquito. Os bombeiros também observam o quintal em relação a água parada e etc.

“O GDF, junto a Vigilância Ambiental e Corpo de Bombeiros tem feito esse trabalho de inspeção detalhada em todos os pontos do DF, pois é um problema geral. São profissionais capacitados, que orientam a população para que o próprio morador fiscalize sua casa e a de seu vizinho. ”, destacou Nair Queiroz, administradora Regional do Varjão.

Além dessas visitas de inspeção, outra ação que já foi realizada duas vezes no Varjão foi o fumacê. De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, as aplicações de fumacê são realizadas para controle das regiões onde há maior circulação viral. Mas a iniciativa se torna ineficaz se os focos do mosquito também não forem eliminados.

Prevenção

Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem o quintal e também os dos vizinhos.

Para evitar a dengue, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros