14 de abril

GDF - Administrações Regionais
18/01/21 às 14h37 - Atualizado em 18/01/21 às 14h37

Parque Ecológico do Varjão e Lago Norte ganham 500 mudas de árvore

COMPARTILHAR

Na manhã desta sexta-feira (15), a equipe da Administração Regional do Varjão, coordenada pelo Administrador Lúcio Rogério, se juntou a equipe da Administração do Lago Norte, a convite do Administrador Marcelo Ferreira,  para montar estrutura em evento com café da manha e plantio de 500 mudas de Árvores, no Parque Ecológico do Lago Norte, empoderando o cinturão verde que favorece a toda região do Lago Norte e Varjão. Além deles estiveram presentes os propositores do plantio, representantes do   Comitê de Voluntariado Ambiental da Câmara Legislativa do Distrito Federal, e os convidados especiais, o secretário-geral do Ibram, Thúlio Moraes, representando o presidente Cláudio Trinchão e o Presidente em Exercício da Câmara Legislativa do DF, Rodrigo Delmasso.

O Comitê de Voluntariado Ambiental da Câmara Legislativa procura sempre parcerias que rendam boas ações para a população, como a de hoje que somou os esforços do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Administrações Regionais do Lago Norte e do Varjão do Torto. Durante a ação foi destacada a importância da articulação entre Estado e sociedade na conservação dos parques ecológicos.

O Administrador Lucio Rogério ressaltou que o fato de o Comitê de Voluntariado Ambiental da Câmara Legislativa ser apartidário, une ainda mais a Mesa daquela casa, dando exemplo de que unidos somos mais fortes, e favorecendo ainda mais a população do DF, com resultados que transformam o DF em uma cidade mais arborizada, com mais qualidade de vida, portanto, melhor para os seus moradores. “Eu parabenizo todos os atores envolvidos nesta iniciativa belíssima, e seguiu:  Este mutirão no Parque Ecológico do Lago Norte traz resultados “fantásticos”, e será repetido, no VARJÃO e em outras Cidades, frisando por último que o Governo do Distrito Federal, incentiva a união das gestões das cidades em favor de melhores e maiores conquistas que favoreçam ao povo de nossa Unidade Federativa. O Lago Norte, ciente que a área é “um cinturão verde que favorece todo o DF”, promoveu esta parceria na busca de resultados cada vez melhores.

O deputado Delmasso (Republicanos), convidou o Anfitrião Regional, Marcelo Ferreira e o Gestor do Varjão, Lucio Rogerio, para plantarem juntos, a primeira das 500 árvores a serem plantadas, uma variedade do cerrado, jacarandá. O distrital ressaltou ser importante “sair das quatro paredes e mostrar que queremos fazer entregas diretas para a população”. Ele informou, ainda, que mutirões semelhantes ao realizado nesta manhã irão acontecer também no Parque Bernardo Sayão, no Lago Sul, em fevereiro; e no Três Meninas, em Samambaia, em março.

O  Administrador do Lago Norte, Marcelo Ferreira, elogiou a ação de reflorestamento do comitê de voluntários da CLDF, destacando que a região administrativa abriga 120 nascentes. 


Voluntariado

Criado em 12 de novembro de 2020, o Comitê de Voluntariado Ambiental da Câmara Legislativa trabalha por meio do engajamento voluntário de servidores da Casa e de outros membros da sociedade civil. O programa visa a promover medidas para recuperar áreas degradadas, com a sua revegetação com espécies nativas e exóticas, conforme definições técnicas dos órgãos competentes; estimular o plantio de árvores nativas, além de realizar debates e palestras voltados para a educação ambiental. A atuação do voluntariado envolve, ainda, parcerias com entidades públicas e privadas.

Texto e fotos: Ascom do Varjão

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros