29 de julho

GDF - Administrações Regionais
1/12/20 às 13h51 - Atualizado em 1/12/20 às 13h51

Seminário debate sobre cães e gatos de rua no Varjão

COMPARTILHAR

 

Na manhã deste sábado (28), a Administração Regional do Varjão, respeitando todas as normas sanitárias de proteção contra a COVID19, realizou o 1º Seminário de Cães e Gatos e outros bichos, que recebeu a presença da Dra. Carolina Mourão da Confederação Brasileira de Proteção Aos Animais. É importante ressaltar que a Administração Regional realizou o evento em parceria com dois Pets Shops da cidade, a AKI- AGRO PET e a AGROPET CASA DO CERRADO. A 1° Feira de Exposição e Adoção de Animais do Varjão, contou com a presença do  Gerente de Vigilância Ambiental da Zoonose, o Médico Veterinário, Dr. Rodrigo Mena Barreto, da Protetora de Animais representando Protetores do Varjão e entorno, Sra. Kátia Brandão, do Adestrador de Cães , Vânio Scarabelot e da Proprietária da Clinica Veterinária Pompeu – do Lago Norte, a Medica Veterinária, Dra. Camila, além de outros veterinários e protetores de animais. O evento reuniu ainda moradores do Varjão, do Lago Norte, do Taquari, dentre outros lugares, que vieram aprender mais sobre criar bichos de estimação ou vieram doar e fazer uma adoção de animais.


Durante o seminário, a Dra Carolina Mourão parabenizou a iniciativa da Administração Regional. “A Confederação Brasileira de Proteção Animal recebeu esse belo convite e inclusive que nunca antes nenhuma cidade do DF realizou algo nem parecido, por isso o Administrador Lúcio Rogério e sua equipe merecem roda nossa gratidão. Portanto, quero fazer um projeto de ciclo permanente de castração animal do Brasil, começando pelo Varjão. Eu quero muito que essa cidade seja uma referência no nosso país. Então vamos trazer pra cá um hospital veterinário inflável e  um programa experimental sério de Castração e Proteção Animal”, destacou.


O Administrador do Varjão, Lúcio Rogério, afirmou que o foco do seminário é trazer os atores principais desta área para uma discussão e busca de soluções para a cidade do Varjão, que poderão ser copiadas em todo DF. “Agradeço a competência e a experiência dos nossos palestrantes e temos aqui como meta defender os moradores e os animais do Varjão. Estou há pouco mais de 100 dias na gestão desta cidade e quero trabalhar com afinco e dedicação para termos mais resultados positivos,” enfatizou.


A moradora do Varjão, Leila emocionou a todos quando contou sua história ao adotar o seu cachorrinho. “Eu vi o antigo dono batendo muito nele e cheguei até passar mal porque vi o quanto esse cachorrinho sofreu maus tratos, interrompi uma agressão, ameacei chamar a policia se ele continuasse batendo no pequeno cachorro, e salvei a vida dele adotando-o. Sou deficiente física, e nunca tive um bichinho antes, estou amando a experiência. A agora que tenho e não consigo andar muito rápido, gostaria de saber se pra ele caminhar no meu ritmo preciso contratar um adestrador?”, perguntou.

 


O adestrador de cães Vânio Scarabelot esteve explicando sobre o comportamento dos bichos e respondeu a dúvida da moradora. “O animal observa tudo o que o dono faz, ou seja, ele procura entender os  sinais, mas muitas vezes não compreende. Portanto, no seu caso oriento a você buscar um adestramento para o seu cão e assim acelerar o processo, e por estar nos brindando com o exemplo de sua linda história, eu farei o adestramento para a senhora, gratuitamente", disse.


O Gerente de Vigilância Ambiental da Zoonose, Dr. Rodrigo Mena Barreto,  acrescentou que a sua visita no Seminário foi para colaborar com dicas de saúde animal, tratamento e prevenção de zoonoses e realizar a vacina antirrábica. “Todos os animais devem receber os devidos cuidados e o melhor deles é a vacinação para se proteger das doenças. Por isso, viemos aqui neste intuito”, relatou.


A cuidadora de animais do Varjão Kátia Brandão, falou da sua satisfação em participar do Seminário. “Eu adorei tudo que aconteceu principalmente em ver esses bichinhos que antes não tinham dono e agora ganharam um novo lar”, finalizou.

 

Texto e foto: Ascom do Varjão

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros