13 de maio

GDF - Administrações Regionais
3/11/20 às 17h13 - Atualizado em 3/11/20 às 17h13

Varjão vive expectativa para a nova rua de saída

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A Diretoria de Obras e a Gerência de Manutenção e Conservação estão nas ruas do Varjão empenhadas construindo quebra-molas para atender as demandas de moradores da cidade e finalizar a nova rua de saída do Varjão. Ao todo, a equipe já construiu 10 quebra-molas. Nos últimos anos, a cidade cresceu muito em número de habitantes e o trafego nos horários de pico está deixando as ruas congestionadas.


O projeto de uma nova pista de saída foi idealizado por gestões anteriores, porém devido a licença ambiental demorou para ser executado.  Nesta atual administração, este projeto é uma das prioridades, inclusive depois de cursos ministrados pela Novacap, a equipe da Diretoria de Obras aprendeu a construir quebra-molas e assim atingir uma meta: entregar a nova rua de saída para a comunidade do Varjão. As obras estão sendo finalizadas e a expectativa já é grande. 


Para atender as reclamações de moradores, a Administração irá desfazer os quebra-molas que apresentaram problemas e construir novos. Todos os quebra-molas estão dentro do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, ou seja, 1,5cm de largura e entre 8 e 10 cm de altura.

Saiba Mais:


 A lombada do Tipo A deve ter de 8 a 10 cm de altura e 3,70 m de comprimento, enquanto a do Tipo B deve ter de 6 a 8 cm de altura e 1,5 m de comprimento. Em ambos os casos a largura é igual à da pista.


 As lombadas estão regulamentadas pela Resolução nº 600/2016 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. São ondulações transversais e podem ser utilizadas onde se necessite reduzir a velocidade do veículo de forma imperativa.


 Existem dois tipos de lombadas, o Tipo A e o B. O primeiro pode ser instalado em locais onde há a necessidade de limitar a velocidade máxima para 30 km/h em rodovias de trechos urbanizados, nas vias urbanas coletoras e locais, que são em regra, de baixo movimento. O segundo tipo pode ser instalado em via urbana local, cuja intenção seja reduzir a velocidade para 20 km/h, desde que não circulem linhas regulares de transporte coletivo de passageiros.

 

Texto: Geysa Albuquerque

Ascom- Varjão

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