04 de junho

GDF - Administrações Regionais
22/04/20 às 14h41 - Atualizado em 23/04/20 às 16h11

Varjão registra diminuição de casos da dengue

 

 

 

 

 

 

 

A preocupação com o novo coranavírus não deve alterar a rotina de atenção com a dengue. Isso é o que o Governo do Distrito Federal tem alertado à população: manter-se vigilante nos cuidados contra o mosquito Aedes aegypti. No Varjão, as estratégias tem funcionado.

O último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde registrou uma redução de cerca de 54% dos casos de dengue na região, em relação ao mesmo período de 2019. De 29 de dezembro de 2019 a 04 de abril deste ano, foram notificados 28 casos. No mesmo período do ano passado, o boletim aponta 60 casos.

“No Varjão, a Administração Regional tem feito esse trabalho, constantemente. Lembrar a comunidade sobre a importância de combater a doença com ações de prevenção, tem nos trazido bons resultados” disse Nair Queiroz, administradora do Varjão.

 

 

 

 

Segundo ela, a parceria com a Vigilância Ambiental é essencial para dar continuidade às ações de prevenção e orientação da população. “Seremos incansáveis. Temos sempre a visita dos agentes da Vigilância por aqui. O Varjão é uma região administrativa pequena, e queremos diminuir ainda mais esses casos ”, completou.  De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica, 92 % dos focos do aedes aegypti estão dentro de casa.

Na manhã de ontem (22), a equipe da Administração Regional do Varjão realizou um mutirão para distribuir mais um material lúdico e educativo à população.

 

 

 

 

Entre as iniciativas de enfretamento que são realizadas no Varjão periodicamente estão, mapeamento e limpeza das paradas de ônibus que podem estar acumulando água, e também dos terrenos e casas abandonadas, remoção de pneus, limpeza nas calhas, limpeza dos bueiros, da fonte da entrada da cidade, campanhas de conscientização, com entrega de material educativo à população, retirada de entulhos e inservíveis; pulverização do fumacê, ação de divulgação das orientações sobre o combate à dengue no carro de som e em todos os canais de comunicação da Administração.

DIA D 

 

 

 

 

Na primeira semana de abril, a Administração Regional do Varjão em parceria com a Vigilância Ambiental realizou o DIA D de combate à dengue. A operação aconteceu em todas as quadras do Varjão, e em mais nove regiões administrativas. As equipes se dividiram para buscar o foco do mosquito dentro das casas e pelas ruas.

 

 

 

 

Nesta ação específica, 672 imóveis foram inspecionados.  Também foram vedrificados 5.923 depósitos (criadouros artificiais, como recipientes descartados a céu aberto pela população e que servem como locais de acúmulo da água da chuva).

 

 

 

 

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros