29 de setembro

GDF - Administrações Regionais
13/02/20 às 17h32 - Atualizado em 13/02/20 às 17h40

Varjão + Limpo: campanha pretende mobilizar comunidade quanto ao descarte correto do lixo

 

 

 

 

 

 

 

Todos os dias, toneladas de inservíveis e entulhos são retirados das ruas do Varjão por equipes da Administração Regional. Com o objetivo de conscientizar os moradores sobre o lixo que é retirado de dentro de casa, a Administração lançará no dia 15 de fevereiro, a Campanha Varjão + Limpo.

A ação contará com a apoio do SLU e de entidades e grupos de liderança do Varjão. A ideia é sair às ruas, e fazer divulgação de panfletos informativos sobre como proceder, visitar as casas e conversar com os moradores.

“Vamos fazer um mutirão de incentivo à comunidade para que todos se enquadrem no circuito de deixar a cidade mais limpa e organizada. A nossa administração tem feito um belo trabalho, não deixamos acumular, mas precisamos muito do apoio da sociedade civil, pois é como se estivéssemos enxugando gelo”, explicou Nair Queiroz, administradora Regional do Varjão. “É inadmissível que uma pessoa retire um sofá velho de sua sala, e simplesmente jogue-o no meio de uma praça pública. Que cultura é essa? ”, completou ela.

Além do aspecto de sujeira, o acúmulo de lixo, inservíveis e entulhos espalhados pelas ruas da cidade traz ameaça de doenças e criação de criadouros de mosquitos, como dengue e chikungunya, principalmente no período das chuvas. O lixo também atrai ratos e outros animais peçonhentos como escorpião, aranhas, lacraias e outros.  A equipe do Varjão está mapeando os locais com a necessidade de intervenção mais imediata.

Conscientização SLU

O SLU tem visitado o Varjão com frequência e já iniciou a mobilização. Quando circulam pela cidade, trazem material de divulgação sobre os novos horários de coleta. No Varjão, o recolhimento de lixo pelo SLU, acontece às terças, quintas e sábados. Nos outros dias, é proibido colocar lixo doméstico nas vias públicas.

Ordem de Serviço

A população (moradores e comerciantes) também será instruída de que, a partir de agora, essa será uma obrigação de todos e deverá ser cumprida, de acordo com a Ordem de Serviço nº 16/2019.

O morador que descumprir tais regras, estará sujeito a punições do DF-Legal (antiga AGEFIS). Uma das normas prevista na OS, com intuito de armazenar o lixo até a respectiva coleta, é a necessidade de providências para instalação de lixeiras, em frente as casas, e de contêineres ou recipientes, em frente ao comércio local.

Clique aqui e confira a Ordem de Serviço Nº 16, de 16 de agosto de 2019

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros